Amelie

Fique por dentro das atualidades

O Novo CPC

May 17th, 2016

o que é o codigo de processo civil?

O CPC, ou Código de Processo Civil (CPC/1973), também conhecido como Código Buzaid era a lei que regulamentava o processo judicial civil brasileiro. No entanto, foi aprovada e publicada no Diário Oficial, em 16/03/2015, a lei que instituiu o Novo Código de Processo Civil, tendo recebido o número 13.105/2015, que acarretou diversas mudanças em relação ao então código de 1973, estando vigente desde o dia 18 de março de 2016. Conforme dita o professor e doutrinador Fredie Didier Jr., em sua obra, “o Brasil tem um novo Código de Processo Civil: o primeiro Código de Processo Civil publicado em regime democrático; o primeiro código, tout court, cuja tramitação legislativa se deu totalmente em regime democrático”.

fonte: Wikipedia

Por que os advogados precisam do CPC?

novo-cpc-comentadoMesmo depois terem estudado meia década ou mais em universidades, todos os advogados que usam ou precisam do CPC, o código de processo civil não estão 100% atualizados e devem tomar cuidado com as malandragens que uma atualizacao dessa pode conter. O livro, por mais que não pareça ser um dos mais grossos existentes no mercado de direito, ele com certeza é um dos mais difíceis. Qualquer advogado, mesmo que tenha exame da ordem precisa ficar atualizado com as ultimas modificações do novo cpc. Isso é o mínimo, mas mesmo sabendo todas as modificações, existem diversos tipos de interpretações diferentes.

As diferentes mudanças do CPC

Toda vez que ele é atualizado, o advogado precisa saber as diferentes abordagens que o novo CPC pode causar. é por isso que normalmente quando um advogado, que esta afastado a diversos anos da universidade e não esta pisando em uma faculdade tem um bom tempo, ele precisa buscar pelo novo cpc comentado. Normalmente, comentado por diversos professores, sendo cada um apresentando uma visão diferente do seu ponto de vista.

O CCPC

Eu gosto de chamar o material daqueles que procuram o código do processo civil atualizado e comentado de CCPC, pois não deixar de ser um curso do código de processo civil. Ele é uma forma do advogado voltar a ser aluno e aprender com professores as novas mudanças e todas as anuências que a atualizacao vai afetar sua vida pessoal e profissional.

Você advogado, já estudou com certeza o CPC na faculdade, mas sabia que o novo cpc comentado pode possuir mais de 30 atualizações diferentes, isto de maneira geral e você pode acabar se confundindo. Ja vi diversos advogados bons perderem casos importantes por não se manterem atualizados com o CPC e então acabam tomando uma rasteira do novo código de processo civil.

Conclusão

São poucas paginas, mas não deixe isso pensar que é fácil para você. Faça como meus alunos e adquira já o novo cpc comentado. Você não vai se arrepender.

Amelie

Fique por dentro das atualidades